Login
Main menu

menuNN

N10

Evento vai reunir especialistas da avicultura mundial para antecipar as principais pesquisas e tecnologias para a avicultura de postura


Estratégias nutricionais para melhorar o desempenho produtivo das aves poedeiras, planos de ação para controle e prevenção de doenças como salmonela, tifo aviário e influenza aviária, além das principais tendências de marketing e sua aplicabilidade no produto ovo serão alguns dos destaques do XIV Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, que vai acontecer de 15 a 17 de março, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Com o objetivo de promover um debate sobre as mais recentes pesquisas e tecnologias capazes de agregar valor a produção e comercialização de ovos, o encontro promovido pela Associação Paulista de Avicultura (APA), deve reunir mais de 500 participantes representantes de todos os elos da cadeia produtiva com os principais especialistas de áreas como nutrição, sanidade, manejo, bem-estar animal, genética, ambiência, equipamentos e marketing.

O congresso vai reunir mais de 15 palestrantes de renome internacional, vindos de países como Estados Unidos, Holanda, Alemanha, México, Venezuela, Peru e Brasil, entre outros. “O programa científico deste ano vai abordar de maneira bastante prática as principais questões que fazem parte do dia a dia do produtor de ovos, além de antecipar algumas das mais importantes tendências de mercado com forte impacto na avicultura de postura”, destacou o presidente da APA, Érico Pozzer. Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site do congresso (www.congressodeovos.com.br) ou através do telefone (11) 3832.1422.

Programa
A secretaria do evento será aberta a partir das 10h do dia 15 de março, terça-feira, para a realização de inscrições e entrega de material. A abertura será a partir das 14h. O programa científico do congresso será aberto às 14h15 com uma palestra sobre “Inovações no manejo de dejetos”, ministrada pela zootecnista com mestrado em Ciência Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Karolina Von Zuben Augusto. Em seguida, o professor da Universidade de Zulia, na Venezuela, Francisco Perozo, vai debater “Interferência das doenças imunossupressoras no controle e prevenção das doenças respiratórias”.

A programação do primeiro dia será encerrada pelo fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA) e presidente da TCA Internacional, José Luiz Tejon Megido. Jornalista, publicitário, administrador com ênfase em Marketing e especializações em universidades como Pace University, de Nova Iorque, Harvard, e MIT, nos Estados Unidos, além de Insead, na França, ele será responsável pela palestra magistral do evento, a partir das 17h15, com o tema “Marketing Rural voltado para a Avicultura de postura”. Após sua apresentação haverá um debate entre os participantes e a abertura oficial do evento, que será seguida de um coquetel.

Na quarta-feira, dia 16 de março, a programação começa às 8h com apresentação de trabalhos científicos. A partir das 8h30, o médico veterinário presidente do Comitê Estadual de Sanidade Avícola do Estado do Rio de Janeiro (Coesa – RJ), Marcos Fabio de Lima, vai destacar “Nutrição de precisão em poedeiras para melhor aproveitamento do potencial produtivo”. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ), ele tem mestrado em Produção Animal e doutorado em Produção e Nutrição de Monogástricos. Em seguida, a médica veterinária Liliana del Carmen Revolledo Pizarro vai falar sobre “Plano de ação para controle do tifo aviário”. Formada pela Universidad Mayor de San Marcos, ela tem mestrado e doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na mesma instituição. A partir das 11h haverá uma programação do Espaço Empresarial da Ceva com o lançamento da vacina Vectormune IBD Rispens, de proteção forte e completa contra as doenças de Marek e Gumboro, que será apresentada pelo médico veterinário Jorge Luis Chacon.

Em seguida, a programação oficial segue com o tema “Marketing do ovo: como fortalecer sua marca”, apresentado pelo especialista em Marketing e negócios internacionais e ex-presidente do Instituto Latinoamericano del Huevo (ILH), James Abad. Na sequência, a médica veterinária e professora da Universidad nacional Autónoma de México (Unam), Socorro Magdalena Escorcia Martinez, vai destacar o “Impacto da Influenza Aviária na Avicultura”. A partir das 16h30, o engenheiro agrônomo Xico Graziano vai promover um debate sobre a “Situação Econômica, Política e Social do Agronegócio no Brasil”. Mestre em Economia Agrária pela USP e doutor em Administração pela FGV, ele foi professor da Unesp – Campus de Jaboticabal e ocupou uma série de cargos públicos, como Secretário Estadual do Meio Ambiente (2007-2010), Secretário Estadual de Agricultura (1996-98) e Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995), entre outros.

O programa técnico do segundo dia será encerrado pelo professor coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea) da Esalq-USP, Iran Oliveira com uma apresentação sobre “Efeitos da climatização de galpões na produtividade das poedeiras”. Engenheiro agrícola formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), ele tem mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua apresentação será seguida de um debate entre os participantes e um Happy Hour patrocinado pela Ourofino Saúde Animal no Centro de Convenções.

Na quinta-feira, dia 17 de março, a programação será aberta às 8h, pelo zootecnista e professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Antônio Gilberto Bertechini, com a palestra “Mitos e verdades sobre ovos de codornas”. Logo depois, o médico veterinário e presidente da Associação das Casas Genéticas de Corte e Postura para a avicultura americana, Travis Schaal, vai apresentar um “Up date da Influenza Aviária nos EUA e programas de controles e biosseguridade adotados”. Na sequência, a palestra “A nutrição ideal de poedeiras para alcançar 100 semanas de vida com produtividade e qualidade” será ministrada pelo especialista em nutrição animal alemão, Robert Pottgueter.

A partir das 11h10, o debate será sobre “Mercado de ovos processados: Perspectiva nacional e mercado de exportação”, que será realizado pelo especialista em qualidade e segurança do alimento pela Unicamp, Rodrigo Molitor. Na sequência, o geneticista holandês Jeroen Visscher encerra a programação com um debate sobre “A seleção genética com vistas às necessidades do bem estar das aves”. As palestras internacionais terão tradução simultânea para o português.


Apoio
As principais empresas do setor confirmaram patrocínio para a próxima edição do evento: Abase, Adisseo, Agroceres Multimix, Alltech do Brasil, Amicil, Artabas, Big Dutchman, Biocamp, Biovet, BR Nova, Ceva, De Heus, Des-Vet Produtos Veterinários, DSM, Elanco, Fatec, Granja Fujikura, H&N Avicultura, H&N Avicultura Internacional, Hendrix Genetics, Hy-Line do Brasil, Ilender do Brasil, Interaves Agropecuária, Kilbra, Lohmann do Brasil, Mercoaves, Merial, Ourofino Saúde Animal, Planalto Postura, Sanphar Saúde Animal, Uniquímica, Vicami e Zoetis.

O evento tem o apoio de divulgação das principais mídias do setor, como Avisite, A Hora do Ovo, Ovosite, Avicultura Industrial, Feed&Food, O Presente Rural, Setor Avícola, AveWorld, Mundo do Agronegócio e Avimig (Associação de Avicultores de Minas Gerais).


Serviço:
14º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos
Data: de 15 a 17 de março de 2016
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto - SP
Informações: (11) 3832.1422.
Site: www.congressodeovos.com.br

 

Assessoria de Imprensa:
Márcia Midori
(19) 9 9712.3224
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Skype: mmidorimoraes