Login
Main menu

menuNN

Bom momento econômico contribui para sucesso e recorde de público de evento

A combinação de um temário bem preparado, com temas que atendem às necessidades do produtor, e o bom momento vivido pelo setor de postura contribuíram para o grande sucesso de público do Congresso de Ovos organizado pela Associação Paulista de Avicultura (APA). Essa é a opinião de José Roberto Bottura, coordenador do encontro, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de março, em Ribeirão Preto, SP.


Debates sobre bem-estar animal no primeiro dia do evento

Ele ressalta os bons números alcançados pela XVI edição do evento: “Tivemos 40 patrocinadores, 127 trabalhos científicos aceitos e quase 700 participantes. Temos orgulho do que alcançamos e também consciência de que o desafio para o próximo ano é grande”.

Entre os temas debatidos, estiveram em destaque o bem-estar animal, muito lembrado no primeiro dia de palestras, e a sanidade. O engajamento do setor frente às exigências regulatórias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento também foi lembrado. O fato é que o setor de postura tem muitos bons atores envolvidos em seus papeis. Especialistas, autoridades, acadêmicos, fornecedores e produtores que vestem a camisa da produção e consumo de ovos.


Omelete foi elogiada pelos participantes

A presença de representantes das diversas entidades nacionais é ainda uma prova da união do setor. O Presidente do Congresso, João Jorge Reis, por exemplo, é um produtor de ovos do Ceará e esteve presente do começo ao fim do evento. Era possível perceber também, nos debates e sessões de perguntas, ou na fila da omelete, os diversos sotaques do Brasil (paulista, caipira, carioca, pernambucano, gaúcho, nordestino, cearense) reunidos para pensar na produção do ovo.


João Jorge Reis, Presidente do Congresso, é produtor de ovos no Ceará

Algumas empresas apostaram alto no Congresso de Ovos e marcaram a ocasião de forma diferenciada. É o caso da MSD Saúde Animal, que aproveitou o encontro para lançar um produto contra o ácaro vermelho, e da Desvet, que comemorou seus 35 anos com uma extensa rodada de chopp colorado e conversas descontraídas entre os participantes. Além disso, a Ceva usou o espaço que lhe cabia em uma palestra empresarial para falar sobre a Laringotraqueíte.


Autoridades presentes na cerimônia de abertura

Homenagem
Antigo conhecido do setor de postura e da área de pesquisa científica, o Professor Edivaldo Antônio Garcia, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, recebeu durante o Congresso de Ovos uma homenagem em formato de vídeo com flashbacks de sua vida e carreira pelos anos dedicados à avicultura. O professor se aposenta nesse início de 2018 e deixa um legado importante para o setor desde o início de sua vida acadêmica, em 1977, quando concluiu a sua graduação em zootecnia. Emocionado, ao agradecer a honraria ele passou um recado: “É preciso viver intensamente cada momento da vida”.
Professor Edivaldo Garcia ao receber homenagem


Trabalhos científicos premiados
A avaliação e a organização dos trabalhos científicos ficaram a cargo do Professor Edivaldo Garcia. Veja abaixo a lista dos ganhadores.

Outras áreas
Morfologia do útero de poedeiras comerciais alojadas em diferentes densidades" Lizandra Amoroso, FCAV/ Unesp
Sanidade
Avaliação de patogenia em Salmonella Thiphimurium hiperflagelada durante infecção inicial do paratifo aviário
Fernanda de Oliveira Barbosa, FCAV/ Unesp
Nutrição
Utilização de farinha de alga marinha sobreo desempenho, qualidade e tempo de vida de prateleira de ovos de poedeiras comerciais
Sara Mariane da Silva, USP
Manejo
Debicagem em codornas japonesas
Jéssica Moraes Cruvinel, FMVZ/UNESP

O XVI Congresso de Ovos contou com o patrocínio das empresas Agroceres Multimix, Alltech, Amicil, Artabas, Big Dutchman, Biocamp, Biovet, Boehringer Ingelheim, Ceva, Des-Vet, DSM, Elanco, Evonik, Granja Fujikura, Hendrix Genetics, Hipra, Hy-Line, ICC, J. Rettenmaier Latinoamericana Kemin, Kilbra, Laudo Laboratório, Lohmann do Brasil, Lubing, MCassab, Mercoaves, MSD Saúde Animal, Novogen, Planalto Postura, Poli-Nutri, Theseo, Trow Nutrition, Uniquímica, Vaccinar, Vicami, Safeeds, Sanphar, Wisium e Zoetis. Além disso, a divulgação do evento tem parceria com as seguintes mídias: A Hora do Ovo, AveWorld, AviSite e OvoSite, AviNews, Feed&Food e O Presente Rural.


Evento recebeu quase 700 inscritos


Erica Barros
Coordenadora da Assessoria de Imprensa do Congresso de Ovos da APA
www.congressodeovos.com.br
Facebook: @congressodeovos
Instagram: www.instagram.com/congressodeovos/
19-99624-7858
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Skype: Erica Barros

 

Mais -- Notícias